Maria Moranga Quirin-Mã: lanche, café, refeição e empório vegano em Mogi das Cruzes

Maria Moranga Quirin-Mã: lanche, café, refeição e empório vegano em Mogi das Cruzes

Se você já foi a uma lanchonete, casa noturna ou esteve num evento em Mogi das Cruzes e comeu algum prato vegano, existe uma grande possibilidade de já conhecer o sabor da cozinha Maria Moranga Quirin-Mã. Após cinco anos fornecendo alimentos veganos para diversos lugares, a empresa inaugurou, em julho de 2018, seu espaço próprio no centro da cidade.

Sentado na praça do Carmo, passeando com a vista ao redor, é quase impossível não estacionar o olhar para contemplar a fachada pintada pelo grafiteiro e tatuador mogiano Bozer (@bozercruz), a arte inspira uma tranquilidade e acolhimento que não ficam só do lado de fora.

No interior, os pratos veganos são preparados em uma cozinha bem aconchegante, com um ar familiar de cozinha de vó. E a variedade é grande, além dos lanches, famosos pela combinação excêntrica de temperos e ingredientes, tem também refeições, bolos com cobertura, café, capuccino, açaí, smoothie, tudo 100% vegano.

Todas essas preparações são feitas com a mesma criatividade e inovação, sem deixar de lado a simplicidade, reforçando o conceito de comfort food adotado pela Laura Figueiredo, chef e uma das sócias da empresa. A casa possui ainda uma variedade de vinhos orgânicos, nacionais e importados e a sócia e sommelie Juliana Santos está lá para orientar na escolha e fazer o devido acompanhamento da experiência.

O incentivo da economia local, a interação com a cultura e costumes mogianos e o uso de vegetais sazonais são posturas adotadas na rotina do lugar, por esse motivo, são comuns variações no cardápio de tempos em tempos, pois ele está também relacionado com o que a comunidade e natureza local têm a oferecer no momento.

Na Maria Moranga, o veganismo não está apenas na preparação das comidas, todo o processo de produção é planejado para ser o máximo sustentável possível e não utilizar produtos de origem animal, por exemplo, a escolha do detergente e do desinfetante, a reutilização de sacolas plásticas, o uso de sacolas de papel e a preferência para as bicicletas como meio de transporte.

No empório, é possível encontrar uma variedade de produtos veganos e itens de decoração. Trabalhos de alguns artistas da cidade ficam expostos e podem ser adquiridos e, para reforçar ainda mais o espírito de coletividade, o estúdio da tatuadora Lígia do Céu Art (@ligiadoceu.art) também compartilha do espaço.

Visite! Vale muito a pena:

 

Endereço
Rua Dr. Corrêa, 516 – Centro – Mogi das Cruzes, SP

Horário de funcionamento
Quarta à sábado das 17h às 23h.
Domingo das 18h às 23h.

 

Algumas fotos do estabelecimento, clicadas pela lente de Arianne Machado, da Moriá Fotografia (@moriafotografia).

E o estúdio da Lígia.

Autor

Gabriel Manussakis

Designer gráfico e desenvolvedor web. Fundou o Vegpin em 2018 com o objetivo de tornar mais acessível o universo vegano.

Newsletter

Novidades veganas por e-mail

Comentários

Conteúdos exclusivos sobre o universo vegano!

Receba por e-mail nossos principais artigos e novidades do universo vegano. Fique a vontate para entrar e sair da lista a qualquer momento.  

Te enviamos um e-mail, abre lá!